Segurança será reforçada dentro e fora do Parque de Exposições durante a Fenamilho 2018

0
161

Policiais de Belo Horizonte e Uberlândia virão para Patos de Minas

Aconteceu na manhã dessa terça-feira, dia 15 de Maio, no Auditório do 15º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, uma entrevista coletiva com os representantes dos órgãos envolvidos na Festa Nacional do Milho, que acontece no período de 23 de Maio a 03 de Junho de 2018 em Patos de Minas.

Estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Planejamento, Diretoria de Trânsito e Transportes da Prefeitura Municipal e o representante do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas.

O Comandante da Décima Região, Coronel Waldimir, falou do reforço de policiamento que virá das cidades de Belo Horizonte e de Uberlândia, além de todo o efetivo da 10ª Região que será hipotecado à festa. Com isso a Polícia Militar estará presente no interior do Parque de Exposições, mas também fará presença ostensiva ainda maior nas avenidas e corredores da cidade.

Haverá também a intensificação das operações lei-seca, visando prevenir e reduzir os índices de acidentes de trânsito urbano e rodoviário que ocorrem no período da festa, considerando o uso de bebidas alcoólicas.

O Comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel Azevedo frisou o reforço do policiamento na cidade considerando que muitas pessoas não vão à festa e essa parcela da população também perceberá uma presença maior da Polícia Militar.

O Chefe do 10º Departamento da Polícia Civil, Doutor Felipe Colombari, ressaltou que enquanto cidadão se sente muito tranquilo por saber que a Polícia Militar estará atuando diretamente na Fenamilho, protagonizando a segurança de quem vai se divertir nesses dias.

Ressaltou que a Polícia Civil vai trabalhar duramente contra cambistas, fraudadores e falsificadores de documentos e de passaportes para acesso à festa. Através de levantamentos realizados, a Polícia Civil já identificou indivíduos adeptos à essa prática e esse ano o objetivo é trabalhar para efetuar a prisão em flagrante desses infratores.

Esclareceu ainda que os infratores que forem conduzidos à Delegacia de Polícia por estarem praticando atos de vandalismo, bagunça e perturbação no interior do Parque de Exposições só serão liberados ao término do dia de festa, impossibilitando que retornem ao Parque de Exposições, naquele dia, para novos conflitos.

O Comandante da 4ª Companhia de Bombeiros, Major Marisguia ressaltou que receberá apoio Aeromédico e contará também com reforço do efetivo administrativo para as atuações durante o período da festa.

O Conselho tutelar enfatizou que, aos moldes do que já ocorreu em anos anteriores, os menores de idade que forem abordados embriagados no interior do Parque de Exposições terão seu passaportes recolhidos. Ressaltou a responsabilidade dos pais nesses casos e que crianças e adolescentes que forem pegos embriagados, os pais serão acionados e, se não atenderem ao chamado, serão responsabilizados criminalmente

O representante do Sindicato Rural esclareceu que a portaria do Juizado da Vara da Infância e Juventude está sendo preparada e, ao que tudo indica, será editada nos mesmos moldes dos anos anteriores, visando salvaguardar os idealizadores da Festa.

O representante do Sindicato Rural enalteceu o trabalho de combate a falsificação de documentos por parte da Polícia Civil por entender que isso contribui para que o valor dos ingressos da festa não sofram grandes elevações de preços vistos que o valor é baseado na meia-entrada. Quando ocorre a falsificação da carteira de estudantes, por exemplo, muitas pessoas acessam o parque de Exposições com meia-entrada, o que ocasiona o aumento do valor do ingresso.

O fiscal de posturas da Prefeitura ressaltou que intensificará a fiscalização ao combate aos vendedores ambulantes. Não haverá tolerância para ambulantes que não fizeram o processo de credenciamento. Todas as mercadorias irregulares serão recolhidas. Haverá uma equipe de plantão em horários especiais para essas fiscalizações.

O representante da Diretoria Municipal de Trânsito Kênio Silveira, ressaltou que o trânsito no local sofrerá modificações. A rotatória da Avenida Marabá será bloqueada e os motoristas deverão ficar atentos às mudanças nas regulamentações de parada e estacionamento nas imediações do Parque de Exposições.

 

Deixe uma resposta