Mais uma nascente recuperada pelo Sistema FAEMG / SENAR MINAS

0
123

Produtores rurais de Monte Carmelo, no Alto Paranaíba, passaram uma semana aprendendo a recuperar nascentes com o Sistema FAEMG / SENAR MINAS no curso de Recuperação de Nascentes, ofertado em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município. O curso foi ministrado por Magno Leal.

Em um primeiro momento, os participantes aprendem um pouco de teoria sobre definições de nascentes, ciclo da água e legislação ambiental. Depois vão para a parte prática. Fazem a limpeza da nascente e seu entorno, constroem um solo de cimento e instalam canos por onde passará a água. Em seguida fazem proteções com pedras para os olhos d’água e, finalmente, a área da nascente é delimitada, respeitando as leis ambientais.

A nascente escolhida para o trabalho fica na chácara Pirapitinga, a menos de um quilômetro do perímetro urbano de Monte Carmelo. A produtora rural, Amélia Faleiros, que cria gado nelore para revenda, diz que a nascente estava praticamente seca, mas após o curso a água quadriplicou. “Eu tinha que usar a água da rua, a nascente não estava atendendo às necessidades, mas agora só estou usando a água da nascente, tanto para o gado beber quanto para o uso doméstico”.

Amélia acrescenta que a turma toda ficou apaixonada pelo curso. “Foi fantástico, vamos nos unir para recuperar outras nascentes em nossa região”.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here