Patos de Minas ganhará Centro de Educação Ambiental no Mocambo

0
54
O Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves assinou, nesta quarta-feira (26), o Acordo de Cooperação Técnica e Financeira entre a Prefeitura de Patos de Minas e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para a implantação, manutenção e conservação do Centro de Educação Ambiental Mocambo (CEAM). A construção da unidade tem como objetivo promover a capilarização das diversas ações de proteção dos recursos naturais do Município de Patos de Minas. O investimento está previsto em R$907.731,70 com recursos do Programa Pró-Mananciais da Copasa.

A unidade será edificada no interior do Parque Municipal do Mocambo e terá 387 metros quadrados de área construída. O CEAM contará com sala de reuniões, sala multiuso, auditório, área de despejo, DML, abrigo de resíduos, vestiários e sanitários masculino, femininos e para deficientes. Também estão previstas salas de trabalho, recepção, entre outros cômodos. A escolha da localização para construção do CEAM levou em consideração que o Parque Municipal do Mocambo é um local que apresenta condições favoráveis e adequadas para a implantação de um centro de educação ambiental, visto que está na região central de Patos de Minas, faz parte do cotidiano da população da cidade, possui riqueza de fauna e flora, com trilhas interpretativas bem delimitadas e já conta com serviços de manutenção, limpeza, vigias e guias que fazem parte do corpo de funcionários da Prefeitura. Outro aspecto levado em conta foi o fato de que durante o desenvolvimento de atividades educativas, culturais, desportivas, ambientais, científicas e de lazer naquele espaço, tanto os realizadores desses eventos como a comunidade usuária têm manifestado a necessidade de uma edificação para integração dessas atividades de forma sistemática e contínua, evitando a interrupção de ações impossibilitadas de acontecerem em ambiente aberto.

De acordo com o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, a unidade será um espaço voltado para gerar conhecimento, através de atividades pedagógicas, científicas, de disseminação, divulgação e democratização da educação ambiental. “A construção é um ganho muito grande para o Município e para os patenses que terão um lugar voltado para a educação ambiental, promovedor de atividades de conscientização e ações que visem à preservação e manutenção dos recursos naturais da região”, destacou José Eustáquio.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here