Prefeitura de Patos de Minas realiza atividades do Dia Mundial da Luta Contra a AIDS neste sábado

0
31

A Prefeitura de Patos de Minas, através do Programa Municipal das ISTs/ HIV/ AIDS e Hepatites Virais, realizará, neste sábado (1º), atividades em comemoração ao Dia Mundial da Luta Contra a AIDS. O dia, celebrado anualmente em 1º de dezembro, tem o objetivo de conscientizar e informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir a doença, além da função de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores do Vírus Humano de Imunodeficiência (HIV) sofrem. As atividades serão realizadas das 8h às 12h, no Galpão do Produtor Rural e ao lado da Rodoviária, localizada na Avenida Piauí, bairro Lagoa Grande.

De acordo com a Coordenadora do Programa Municipal das ISTs/HIV/AIDS e Hepatites Virais, Tatiana Nassor, quem comparecer ao evento participará de orientações e testes rápidos de ISTs/AIDS e hepatites virais. Orientações sobre hipertensão e diabetes também serão realizadas em continuação à comemoração do Dia Mundial do Combate ao Diabetes, celebrado anualmente em 14 de novembro. “Hoje nós atendemos 21 municípios da microrregião de Patos de Minas e João Pinheiro, e abordar essa temática é extremamente importante no auxílio ao combate à doença, bem como a conscientização da população sobre as causas, sintomas e formas de contágio e prevenção”, destacou a Tatiane. Ainda de acordo com a coordenadora, a expectativa é que compareçam, aproximadamente, 500 pessoas e sejam realizados 100 testes rápidos de ISTs/AIDS e hepatites virais. Para realizar os testes é necessário que a pessoa compareça munida de documento de identificação com foto.

Dia Mundial da Luta contra a AIDS

No dia 1° de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a AIDS pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 1980, envolvendo os governos Federal, Estaduais, Distrital e Municipais e organizações sociais.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here