Para não perder benefício, usuários do BPC precisam se inscrever no Cadastro Único até 31 de dezembro

0
38
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) informou, na tarde da última sexta-feira (23), que todos os idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), deverão estar inscritos no Cadastro Único até 31 de dezembro para não perderem o benefício.

O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou ao cidadão com deficiência física, mental ou intelectual. Para continuar recebendo, os beneficiários deverão procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência e inscrever-se no Cadastro Único, apresentando os documentos pessoais como RG e CPF, comprovantes de residência e de renda.

Caso o beneficiário tenha alguma dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita pelo responsável familiar contendo RG, comprovante de residência e CPF de todas as pessoas que moram com o beneficiário. De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social, as famílias que não estiverem cadastradas terão os benefícios cancelados.

Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Eurípedes Donizetti Oliveira, a inscrição no Cadastro Único é um requisito obrigatório para a concessão do benefício e o registro é o principal caminho para que as famílias participem de outros programas sociais. “As pessoas devem fazer esse cadastro, não apenas para a manutenção do benefício, mas também para entrarem em um banco de dados para poder, eventualmente, usufruir de outros benefícios sociais, como o programa Minha Casa, Minha Vida e a tarifa social de energia elétrica”, destaca o ministro.

A inscrição no Cadastro Único também permite que o beneficiário tenha acesso a outros programas sociais, como Minha Casa, Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Bolsa Família, Carteira do Idoso, entre outros.

Confira os endereços e telefones dos CRAS de Patos de Minas:

– CRAS I – Rua São Cristóvão, 88, Nossa Senhora Aparecida – 3822-9876
– CRAS II – Avenida das Paineiras, 154, Alto Colina – 3822-9874
– CRAS III – Rua Zeca Mota, 189, Alvorada – 3822-9805
– CRAS IV – Rua Bandeirantes, 160, Boa Vista – 3822-9873

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here