Unipam sedia evento de lançamento de revista elaborada por alunos de Jornalismo

0
98

Acontecerá também o 1º Simpósio de Controle Biológico e Agricultura Sustentável do Alto Paranaíba.

Uma equipe de discentes do curso de Comunicação Social – Jornalismo, do Centro Universitário de Patos de Minas – Unipam, realizará na próxima terça-feira (14), o lançamento da revista Bio Manejo, produzida pelos próprios alunos e o 1º Simpósio de Controle Biológico e Agricultura Sustentável do Alto Paranaíba, no auditório do bloco E, do Unipam, às 19h.

Criada dentro da proposta do novo Projeto Prático de Graduação (PPG), que substituí o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a revista Bio Manejo surgiu com o objetivo de impulsionar o método biológico de controle de pragas. A iniciativa dos alunos Ana Maciel, André Martins, Elorrane Caroline, Igor Gabriel, Karen Duarte e Stella Bernardes aflorou no momento em que tiveram contato com pessoas ligadas ao setor do agronegócio e perceberam o pré-conceito mantido pela sociedade quanto ao controle biológico de pragas.

A revista Bio Manejo foi criada com o propósito de suprir a carência de informação compreensível, acessível e objetiva, no que diz respeito ao controle biológico, na esperança de um futuro mais sustentável. Para os alunos, ao ponderar o futuro das próximas gerações, é crucial que sejam adotadas práticas sustentáveis na agricultura, como forma de prevenção da degradação ambiental, promovendo a sensibilização sobre a adesão de uma postura ética e responsável, frente à importância dos cuidados com o meio ambiente.

Diante disso, o periódico tem como missão atender as especifidades do produtor rural, em cenário nacional, por intermédio de matérias jornalísticas específicas, a respeito do controle biológico, atrelado às operações comercial e industrial que envolvem a cadeia produtiva agrícola, ou simplesmente, ao agronegócio, estimulando a adoção de práticas sustentáveis na agricultura.

Os alunos desenvolveram três edições da revista, e uma publicação especial com um compilado das melhores matérias jornalísticas, que contaram com entrevistas cedidas por pessoas ligadas ao setor agrícola de todo o Brasil e exterior. A revista Bio Manejo tem periodicidade trimestral, está disponível na plataforma Issuu e conta ainda, com as redes sociais Facebook e Instagram, para disseminação do conteúdo.

Na cerimônia de lançamento, a equipe ainda promoverá um debate com Bruno Marin Arroyo, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Bug Agentes Biológicos; Cláudio Nasser, diretor da Auma Negócios e Robson Luz Costa, gerente de Desenvolvimento Tecnológico do Laboratório Farroupilha – Lallemand, a fim de desmistificar o conceito de controle biológico e disseminar conhecimento e interesse por um desenvolvimento sustentável. O evento que aguarda por participantes de toda região é aberto ao público.

 

Deixe uma resposta