CICC emite alerta para chegada do frio intenso em Patos de Minas e região

0
1212

Confira os cuidados para esses dias frios

Com a chegada do inverno, o final de semana de São João deve ser de muito frio em Patos de Minas e região. Este é o alerta do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) já que pela previsão do tempo as temperaturas mínimas na região podem chegar a 9°C em Patos de Minas, 12°C em Patrocínio, 13°C em Paracatu e 14°C em Unaí.

Com o frio intenso, o Centro Integrado de Comando e Controle, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) alerta para os seguintes cuidados:

• População em situação de rua: devem ser recolhidas em abrigos, em condições de recebê-las com dignidade, especialmente no período noturno.
• Atenção especial com enfermos, crianças e idosos, que devem ser protegidos em locais aquecidos.
• Abrigar animais domésticos.
• Nas casas com fogão a lenha, é importante não deixar crianças sozinhas próximas ao equipamento, bem como evitar deixar tapetes e produtos inflamáveis próximos a ele e não secar a lenha e nem deixar panelas com gordura no forno.
• As lareiras devem estar sempre com a manutenção em dia e limpas. Deve se manter distante delas, os materiais de alta combustão, nunca utilizar líquidos inflamáveis para acender o fogo, nunca queimar lixo e nem deixar acesa quando se afastar por um longo período de tempo e sempre usar protetores que deixam um espaço entre a lareira e as pessoas.
• Os aquecedores também devem ser sempre revisados e alguns cuidados são importantes como: mantê-los distante de crianças, não deixá-los próximo a produtos de alta combustão, acomodá-los em lugar firme e seguro, manter a circulação de ar no ambiente onde o aquecedor estiver ligado. Também é preciso evitar o uso de aquecedores no banheiro, prevenindo choques elétricos.
• Evitar sair à noite, pois a umidade acompanhada de frios intensos pode causar inúmeros danos à saúde;
• Aquecedores deixam o ar mais seco e podem prejudicar as via aéreas (nariz e garganta), por isso o consumo de água é essencial, quando o aparelho estiver ligado;
• Evitar improvisar lareiras dentro de casa (como bacias para fazer fogo) ou ligar aquecedores em ambientes fechados, pois o calor queima o oxigênio, podendo levar a óbito;
• A manutenção e uso corretos de aquecedores garantem a saúde da sua família;
• Não deixar o plug T sobrecarregado, pois pode causar curto-circuito;
• Nas casas de madeira, evitar deixar aquecedores em contato com o assoalho, colocando-os sobre uma base – preferencialmente de concreto;
• Não dormir com o aquecedor ligado e não usá-lo para secar roupas.

De acordo com o coordenador do Centro e da Compdec, 2º Tenente Bombeiro Militar João Fernandes Caixeta, para prevenir as doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos.

Qualquer problema deve ser comunicado, imediatamente, ao Centro Integrado de Comando e Controle e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), através dos telefones de emergência 193 do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Deixe uma resposta