Corpo de Bombeiros de Patos de Minas comemora 40 anos de história com solenidade

0
315

Várias autoridades estiveram presentes na comemoração 

A manhã de hoje (31), foi de comemorações para a 4ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Patos de Minas. Comemorando 40 anos de suas instalações na cidade, uma solenidade comemorativa foi preparada no salão de festas “House Fest”, em nosso município.

Com a presença de várias autoridades, bombeiros militares e pessoas da sociedade, o evento mostrou toda a trajetória e desafios passados durantes esses 40 anos em Patos de Minas, pela corporação.

A festividade também foi de homenagens às autoridades políticas, empresas e jornalistas que contribuíram para que a cidade tivesse uma Companhia Independente, objetivo que foi alcançado no final do ano de 2015.

O Comandante da 4ª Companhia, Major Ricardo Marisguia Mendes, agradeceu a toda população patense pela receptividade, e também, enalteceu a corporação, dizendo que os bombeiros estão preparados e prontos para servir a cidade. “A vida é um dom de Deus e, desde 1977, em Patos de Minas e Região, salvar é nossa missão”.

Corpo de Bombeiros de Patos de Minas 

Em 24 de Maio de 1977, a Subseção de incêndio do Corpo de Bombeiros foi inaugurada em Patos de Minas. Instalando-se no Alto Paranaíba, uma fração de bombeiros militar, com um efetivo inicial de 12 homens, uma frota de duas viaturas, sendo um caminhão de combate a incêndio e uma caminhonete para salvamento. A pequena fração de 1977 tornou-se o que hoje é a 4ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, sendo responsável por 42 municípios, boa parte do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro, área que corresponde a 92 mil km² e conta com uma população aproximada de 887 mil habitantes.

Além de atender as ocorrências de forma rápida e eficiente, a instituição também realiza diversos trabalhos comunitários em prol do desenvolvimento social. Alguns desses trabalhos são realizados em parceria com Prefeitura Municipal, como o projeto Bombeiro Mirim, inaugurado em Patos de Minas em 2010, recebendo 64 crianças e adolescentes de 9 a 15 anos. Outra parceria foi selada ano passado, quando a corporação assumiu a Coordenadoria Municipal e Regional de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

Conquistando autonomia funcional e administrativa no ano de 2016, a companhia possui sob seu comando quatro pelotões, sendo o primeiro de bombeiros militar em Patos de Minas; o segundo de bombeiros militar com sede em Unaí; o terceiro pelotão com sede em Patrocínio e o quarto com sede em Paracatu; capilarizando e diminuindo o tempo de resposta à população da região.

No ano de 2016, a 4ª CIA Ind BM atendeu a 19.400 ocorrências, sendo 9.058 atendidas pelo 1º pelotão de bombeiros de Patos de Minas; 5.173 atendidas pelos bombeiros de Unaí; 3.171 atendidas pelo 3º pelotão de Patrocínio e 2.009 atendidas pelos bombeiros de Paracatu.

Autor: André Martins

Deixe uma resposta