Desfile Cívico, Militar e Estudantil leva à avenida Getúlio Vargas uma grande multidão

0
551

A Arte e a Cultura patense foram as grandes homenageadas do dia e, no bloco cultural do desfile, levou à Avenida 15 escolas públicas com centenas de integrantes

A comemoração do aniversário da cidade continuou com o tradicional Desfile Cívico, Militar e Estudantil, que passou ao longo da Avenida Getúlio Vargas. Participaram da parada, 47 agremiações, escolas públicas, forças de segurança, grupos folclóricos e do movimento cultural de Patos de Minas.

Um palanque para as autoridades foi montado em frente ao prédio do antigo Fórum, que contou com a presença de chefes dos poderes Executivo e Legislativo de diversos municípios mineiros. O ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; o deputado federal, George Hilton; o ex-deputado Francisco Uejo, além de prefeitos, ex-prefeitos e vereadores de cidades da região. O presidente da Câmara de Patos de Minas, Francisco Frechiani, além de vereadores de Patos de Minas também prestigiaram o desfile. Os ex-prefeito da cidade também estiveram presentes.

Abrindo o desfile, o TG 04-013, Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar e o Colégio Tiradentes passaram pela avenida mostrando toda a força de Segurança que atua em Patos de Minas e o futuro das corporações. O Corpo de Bombeiros se apresentou, levando à Getúlio Vargas membros da corporação, que completa 40 anos de atuação em Patos de Minas. Os bombeiros militares aposentados, que formaram as primeiras equipes da cidade, passaram pela avenida demonstrando o orgulho de fazer parte da instituição. A escola estadual Elza Carneiro Franco – Polivalente realizou homenagem à corporação que tanto contribui para a segurança na cidade. Encerrando esta parte do desfile, o Samu também se apresentou, seguido pelo Moto Grupo Kamizetta Preta e a Apae com seus alunos e fanfarra, bem ensaiada e ritmada.

Este ano, a Arte e a Cultura patense foram as grandes homenageadas do dia e, no bloco cultural do desfile, levou à Avenida 15 escolas públicas com centenas de integrantes. A Pintura, a Literatura, a Música, a Escultura, a Teatro, a Dança, o Cinema, o Carnaval, entre outros, foram valorizados por alunos e professores das instituições de ensino.
As fanfarras de João Pinheiro e Guimarânia também estiveram presentes e fizeram lindas homenagens à cidade aniversariante.

No bloco Artístico Cultural, diversos grupos se apresentaram. De escoteiros a judocas, de projetos sociais a associações, passando por grupos espíritas e de tradição religiosa a clubes automobilísticos, de valorização da beleza e de comitivas de cavaleiros e muladeiros.

Personalidades de Patos de Minas foram homenageadas pelo Sindicato Rural e Fundação Casa da Cultura do Milho ao Dia Nacional do Milho. Foi somente após a assinatura do decreto, pela ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que tornou 24 de maio, a data oficial do Dia Nacional Do Milho, as duas instituições sentiram-se na responsabilidade de homenagear personagens ilustres, que construíram legados memoráveis ao longo de tantos anos de tradição. O prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues e o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Elhon Cruvinel Borges, fizerem a entrega de um troféu ao artista plástico Vicente Nepomuceno; ao escritor e historiador Oliveira Mello; ao radialista e jornalista José Paschoal Borges de Andrade e ao veterinário Mozart Pacheco.

As Marias Artesãs, que comemoram 15 anos de existência abriram o desfile do Sindicato Rural e, logo atrás, dois carros alegóricos conduziram a Rainha Nacional do Milho 2016: Camila Rosa e as Princesas 2016: Bárbara Barbosa, Mariana Ferreira, além das então candidatas a Rainha Nacional do Milho 2017: Iara Santos; Ludmila Rodrigues e Maria Angélica Gonçalves.

O Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal, numa bela parceria, distribuíram aos presentes oito carrinhos de pipoca, além de picolés de milho e das espigas de milho cozidas, com apoio dos atiradores do Tiro de Guerra 04013. Além dos mais de 9 mil pedaços de bolo feito pelas mãos dos servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, foram disponibilizados para a população presente 15 mil picolés e 5 mil espigas de milho cozido.

Na avaliação do prefeito, José Eustáquio Rodrigues Alves, o desfile em comemoração ao aniversário a cidade foi muito positivo. “Mostramos a força da cultura de nossa cidade, preservamos tradições e apresentamos a todos o orgulho de ser patense”, ressaltou.

Deixe uma resposta