Elmiro Nascimento pode assumir cargo de Aécio Neves no Senado

0
447

Aécio Neves é alvo da Operação Lava Jato e  foi afastado do cargo

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), mandou afastar o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), do mandato de senador. O magistrado, no entanto, optou por não decretar monocraticamente o pedido apresentado pela Procuradoria Geral da República (PGR) para prender o parlamentar tucano. Com o afastamento de Aécio Neves, o patense Elmiro Nascimento figura como suplente e pode assumir o cargo.

Até o meio da manhã, o STF ainda não havia anunciado quando será julgado o pedido de prisão. Na pauta oficial de julgamentos, permaneciam marcadas somente ações relacionadas a aposentadoria de servidores. É possível, porém, que Fachin peça à presidente do STF, Cármen Lúcia, para julgar o pedido fora da pauta, em razão da urgência do pedido da PGR.

O caso surgiu após uma reportagem do  jornal O Globo, no início da noite ontem (17), em que mostra uma gravação de delação do dono do grupo JBS, Joesley Batista, que disse que o presidente do PSDB, Aécio Neves, pediu R$ 2 milhões ao empresário. O dinheiro teria sido entregue a um primo de Aécio. A reportagem diz ainda que a entrega foi registrada em vídeo pela Polícia Federal. A PF rastreou o caminho do dinheiro e descobriu que o montante foi depositado numa empresa do senador Zezé Perrella.

Além de afastar o senador do PSDB, Fachin expediu um mandado de prisão contra a irmã e assessora de Aécio, Andréa Neves. Ela foi presa pela PF em Minas Gerais, em conjunto seu, Frederico Pacheco de Medeiros.

Endereços ligados ao parlamentar tucano também são alvos de mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (18) no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em Brasília. A operação que tem Aécio como um dos alvos foi batizada pela Polícia Federal como Patmos, em referência à ilha grega onde o apóstolo João teve visões do Apocalipse.

Com esse desdobramento e afastamento do cargo, Elmiro Nascimento, que é suplente de Aécio Neves no cargo de Senador, pode assumir a qualquer momento.

Deixe uma resposta