Mais de 66% das pessoas já vacinaram contra gripe em Patos de Minas

0
287

População que ainda não vacinou deve comparecer aos postos até o dia 26 de maio, data de encerramento da campanha nacional

O dia D de vacinação contra a gripe em Patos de Minas em Patos de Minas de Minas levou muitos patenses às unidades de saúde e faltando pouco mais de uma semana para o fim da campanha nacional de imunização, o Município já tem bom resultado com 66,47% do público-alvo já alcançado.

O dia D da campanha realizado em todos os 15 postos de saúde da cidade e 4 unidades na área rural do município foi realizado no último sábado (13). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas (SMS), a meta é vacinar 80% do grupo prioritário, que representa 29.942 pessoas. Até às 16 horas do dia D, foram aplicadas 19.901 doses da vacina. Ainda dá tempo de se imunizar contra a influenza. Basta a pessoa, inserida no grupo prioritário procurar o posto de saúde mais próximo à sua casa.

No Brasil, dados do Ministério da Saúde, através do dispositivo VACINÔMETRO, apontam que apenas 45,04% da população já recebeu a vacina. Já os dados estaduais mostram que 59,28% dos mineiros receberam a dose. Patos de Minas apresenta desempenho melhor que os resultados nacionais e estaduais, mas ainda faltam é preciso que a população, que ainda não vacinou e se encontra classificada no público-alvo, reconheça a importância da imunização e compareça aos postos de saúde.

Grupo prioritário
Fazem parte do grupo prioritário crianças de 6 meses a menores de cinco anos, grávidas, mulheres que estão no prazo de até 45 dias após o parto, idosos, profissionais da saúde, índios, presos e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas e outras que afetem a imunidade, e professores.

Sintomas
Os sintomas da gripe são febre, tosse ou dor na garganta, e outros como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. O agravamento da doença pode ser identificado como falta de ar, febre por mais de três dias, pioras de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Fonte: Ascom Prefeitura de Patos de Minas

Deixe uma resposta