Cemig alerta para uma Semana Santa sem acidentes elétricos

0
209

A instalação de enfeites ao ar livre e de palanques, próximo à rede, está entre as práticas mais perigosas

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) reforça os cuidados que a população deve tomar durante as festividades da Semana Santa. Neste período, com diversos eventos públicos de manifestações religiosas, com muita tradição, agendados até o próximo domingo (16/4), é importante prevenir acidentes com a rede elétrica.

Fogos de artifício, ornamentos, bandeiras e imagens sacras, por exemplo, devem permanecer longe dos fios da rede elétrica, como alerta a empresa. Isto porque a simples aproximação dos fios da rede pode provocar descarga elétrica e causar acidentes igualmente graves àqueles provocados pelo contato direto com estes fios.

Além dos palanques montados em ruas ou praças, os veículos de som semelhantes aos trios elétricos, com pessoas em cima da carroceria, também trazem riscos de acidentes com a rede de energia. Esses veículos podem atingir fios elétricos, provocando a quebra de postes ou mesmo a ruptura desses fios, que podem cair energizados ao solo e causar acidentes mais graves.

A Cemig também alerta para os riscos de choque com fios elétricos partidos. Nesse caso, a empresa orienta que, ao encontrar um fio caído ao solo, não se aproxime e não deixe ninguém se aproximar do cabo, pois ele pode estar energizado. A orientação é para que a população ligue imediatamente para o “Fale com a Cemig”, no telefone 116 – que funciona 24 horas por dia –, e aguarde a chegada dos seus técnicos especializados.

Além do “Fale com a Cemig”, a população também pode acionar gratuitamente o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar: o telefone dos Bombeiros é 193, e o da PM é o 190.

Fonte: Agência Minas

Deixe uma resposta