Crianças de 19 escolas municipais e estaduais recebem kits escolares doados pelo Unipam

0
103

Com o apoio da Prefeitura de Patos de Minas e de outros 98 parceiros, 1.200 crianças foram beneficiadas pelo projeto Trilhas do Saber

Quem esteve presente no ginásio poliesportivo do Centro Universitário de Patos de Minas – Unipam, na manhã desta sexta-feira (10), pode ver o sorriso contagiante estampado no rosto de 1.200 crianças da rede pública de ensino, que receberam kits escolares para o ano letivo de 2017.

Dezenove escolas estiveram representadas pelos diretores e por uma turma de alunos no evento, que já está na sua 10ª edição e com apoio de empresas, entidades e da Prefeitura Municipal de Patos de Minas já beneficiou milhares de crianças. Este ano, 99 parceiros contribuíram para que o projeto fosse realizado.

Intitulado de Trilhas do Saber, o projeto tem o objetivo de fornecer material escolar às crianças de 5 a 10 anos, do ciclo inicial da alfabetização, da rede pública de ensino, que não têm condições de comprar os objetos essenciais para participar das aulas. Os kits, compostos por 1 pasta, 1 porta-lápis, 4 cadernos brochurão, 3 lápis, 1 caixa de lápis de cor, 1 régua, 1 cola, 1 apontador, 1 tesoura e 1 borracha, vão contribuir para que os alunos tenham um ano letivo produtivo com uma motivação a mais.

Segundo o reitor do Unipam, Milton Roberto de Castro Teixeira, é visível a diferença que os kits fazem para as crianças que o recebem. Ele avalia positivamente o Trilhas do Saber que confere aos organizadores uma emoção muito grande ao ver a felicidade de cada uma das crianças contempladas ao receber o presente. “Não tem quem não se sensibilize. São em momentos como esse que percebemos a transformação que realizamos na vida de cada um desses estudantes. Não existe país que evoluiu por outro método, se não pela Educação. É muito importante também para nós ver o envolvimento dos nossos alunos com o projeto que não seria possível sem a colaboração dos nossos parceiros”, declarou o reitor.

Dentre as escolas contempladas, 6 são da rede municipal de ensino, que receberam ao total 350 kits escolares. Foram elas: E.M. Aristides Memória Porto – CAIC, E.M. Norma Borges Beluco, E.M Prefeito Jacques Correa da Costa, E.M Frei Leopoldo, E.M. Maria Inês Rubinger Queiroz Rodrigues e E.M Professora Marluce Martins de Oliveira Scher.

Em reunião com o reitor do Unipam, no final de janeiro, em encontro realizado no Gabinete, o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, solicitou ao Centro Universitário a possibilidade de incluir alunos das escolas municipais da área rural do município para o próximo ano. “Sabemos da carência de muitas crianças, filhas de trabalhadores rurais. Por isso, acreditamos que o projeto Trilhas do Saber pode ajudar a corrigir muitas desigualdades e ajudar as famílias a motivar seus filhos a estudarem, já que a Educação transforma as realidades”, justificou, naquela oportunidade.

A secretária municipal de Educação, profª Me. Fabiana Ferreira dos Santos, destacou a importância da realização do projeto Trilhas do Saber e de tantos outros, com os alunos da rede municipal. “Nossos estudantes precisam ser estimulados e motivados a participar das aulas, já que o conhecimento e a educação são elementos fundamentais para um futuro promissor. O material escolar é um apoio, um auxílio e uma motivação a mais para estas crianças que agora receberam um estímulo para aproveitar as oportunidades de aprendizagens, que serão oferecidas”, salientou a secretária.

Diversas autoridades participaram do momento da entrega como o prefeito municipal José Eustáquio Rodrigues Alves; o vice-prefeito, Paulo Mota; a secretária de Educação, Fabiana Ferreira dos Santos; o presidente da Fepam, Dr. Teotônio Biá Tobias França; o juiz da Comarca de Patos de Minas, Dr. Melquíades Fortes da Silva Filho; além de representantes do Unipam, do 15º Batalhão da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e os vereadores Otaviano Marques, Waltinho da Civil, Tião Mariano, Paulinho do Sintrasp, Cabo Batista, Beia Savassi.

Autor: Ascom Prefeitura de Patos de Minas

Deixe uma resposta