Com intuito de avaliar o movimento cultural de Patos de Minas, II Fórum cultural será realizado

0
180

Movimentos culturais e poder público irão debater temas buscando dias melhores para a cultura patense. Nomes para formar o Conselho Municipal nascerão desse encontro

Debater, refletir, propor e avaliar a atual situação do movimento cultural de Patos de Minas, além de pontuar as principais potencialidades e dificuldades do setor são algumas das pautas a serem discutidas na 2ª edição do Fórum Cultural, agendada para os dias 10 e 11 de março, no Teatro Municipal Leão de Formosa. O encontro servirá para aproximar pessoas e grupos de seguimentos variados, sensíveis e interessados na cultura local para, através de diálogos, traçarem melhores caminhos, juntamente com o poder público municipal.

A proposta para organizar o Fórum partiu de líderes de movimentos culturais, que se uniram ao Município, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, para traçarem planos e metas. Em um primeiro encontro realizado esta semana para debater o assunto, estiveram presentes representantes de seguimentos voltados para o teatro, música, museu, patrimônio histórico, cultura hip hop, artesanato, folia de reis, entre outros.

O Fórum foi agendado para iniciar às 17:30h, na sexta-feira, dia 10 de março. No primeiro momento, o organograma do setor cultural municipal será apresentado aos presentes e, na sequência, será feita a leitura de propostas, para posterior formação dos grupos de trabalho. Os temas em discussão serão o mapeamento cultural do município, política pública para a Cultura e reivindicações do Movimento Cultural.

Já no dia seguinte, a partir de 8:30h, serão feitos os credenciamentos para início dos trabalhos em grupos, quando serão realizados debates em círculos e a formatação das propostas para os temas sugeridos pela organização. “Desse encontro, esperamos brotar a semente para a criação do Plano Municipal de Cultura, como também a indicação de entidades e segmentos culturais para composição do Conselho Municipal de Política Cultural.”, esclareceu Fábio Amaro, secretário municipal de Cultura.

Podem participar do Fórum, pessoas interessadas ou envolvidas em questões culturais de Patos de Minas, bem como representantes de associações culturais, artistas, gestores, produtores, entre outros. Para muitos líderes dos movimentos locais, a atenção contínua à cultura é uma das formas mais seguras e inteligentes de superação de crises humanas, sendo imprescindível que se retome o foco com vistas à base do movimento cultural patense.

Autor: Ascom Prefeitura de Patos de Minas

Deixe uma resposta