Sistema FIEMG capacitará empresas do Alto Paranaíba para gestão mais enxuta e eficiente

0
199

Iniciativa prevê aumento de 25% na produtividade das empresas participantes

O IEL, por meio do Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR), promove de fevereiro a junho o Programa Lean Manufacturing. A iniciativa capacitará empresas nas Regionais FIEMG Pontal do Triângulo, Vale do Paranaíba, Vale do Rio Grande e Alto Paranaíba para a prática da manufatura enxuta, modelo de produção baseado na redução de perdas e desperdícios.

A ação do PCIR está pautada em treinamentos coletivos e atividades técnicas dentro das empresas participantes, como workshops e acompanhamento de consultorias. Com o intuito de divulgar uma nova cultura de gestão empresarial, o programa visa desenvolver projetos de melhoria que gerem retorno financeiro para as indústrias.

Além de auxiliar na identificação e no ataque aos gargalos da produção, o Programa Lean Manufacturing apresentará os ganhos obtidos com a manufatura enxuta. O sistema de gestão, criado pela Toyota após a Segunda Guerra Mundial, pode elevar a competitividade de uma empresa por meio do corte de desperdícios, redução de atividades supérfluas, melhoria na qualidade dos produtos e processos, controle das movimentações logísticas, qualificação da mão de obra e aumento da satisfação dos clientes.

A expectativa do programa é de que até o fim da capacitação cada uma das empresas participantes ganhe um aumento mínimo de 25% na produtividade.

Cronograma

A Regional Pontal do Triângulo, em Ituiutaba, será a primeira a receber o Programa Lean Manufacturing, a partir de 06/02. A empresa calçadista Kanzo foi a escolhida para participar do projeto.

Na Regional Vale do Paranaíba, em Uberlândia, as atividades começam a partir de 08/02. O programa será aplicado a três empresas: a produtora de fertilizantes orgânicos Brasnutri, a construtora de estruturas metálicas Tecsteel e a fabricante de sucos EBBA.

Já na Regional Vale do Rio Grande, em Uberaba, o projeto será realizado a partir de 13/02, com as empresas calçadistas CAB Industrial, Levfort, Primos Calçados e Solafort.

Por fim, na Regional Alto Paranaíba, em Patos de Minas, o programa tem início no dia 16/02 e terá a participação da empresa frigorífica Suinco e da laticínios Tirolez.

Autor: FIEMG

 

Deixe uma resposta