Prefeitura implanta cata-treco

1
226

Prefeitura lançou hoje de manhã o Cata Treco para recolher móveis e eletroeletrônicos descartados de forma incorreta

O prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves lançou, nesta quarta-feira (01), a Operação Cata-treco. O objetivo é de recolher os móveis e eletroeletrônicos descartados pela população ruas, canteiros centrais de avenidas e em terrenos baldios e deixar a cidade limpa. Esse material acaba sujando a cidade, poluindo o meio ambiente e se tornando criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O lançamento do Cata-treco foi realizado na avenida Padre Almir, onde havia jogado há mais de 2 anos um sofá. Os servidores da prefeitura recolheram o móvel e ainda adentraram na reserva ambiental e ainda recolheram restos de um outro sofá, além de capa de colchão.

Estiveram presentes ao lançamento o vice-prefeito, Paulo Mota; os secretários de infraestrutura, Rogério Vieira; de planejamento, Julio Cezar de Castro; de Educação, Fabiana Santos; o superintendente do IPREM, Marco Túlio Rocha Porto; além dos vereadores Edimê Avelar, Dalva Mota, Cabo Batista, Mauri da JL, Nivaldo Tavares, Béia Savassi e Otaviano Marques.

Durante o lançamento, o prefeito José Eustáquio ressaltou a importância do serviço que vai deixar a cidade mais limpa. “Nossa intenção é retirarmos esses móveis e eletrodomésticos das ruas e deixar a cidade mais limpa, oferecendo uma alternativa aos moradores que têm esses objetos em casa. Assim, podemos dar uma destinação correta para esses materiais inservíveis.” – salientou o chefe do Executivo.

Os vereadores Nivaldo Tavares e Edimê Avelar fizeram uso da palavra e ressaltaram a importância da iniciativa. O vice-prefeito Paulo Mota comentou o quanto que o serviço poderá contribuir para deixar a cidade limpa e que é preciso conscientização das pessoas, que fazem o descarte incorreto de móveis e eletroeletrônicos.

O Serviço Cata Treco é composto por uma equipe de servidores da Prefeitura, um caminhão e telefone para receber as chamadas da população. É o 0800-34-7477, que é o mesmo onde o morador de Patos de Minas pode solicitar serviços como recolhimento de podas de árvore, tapa-buracos, reforma em ruas, entre outros. “Nesse primeiro momento, o caminhão vai recolher os móveis e eletroeletrônicos velhos que já se encontram jogados pela cidade, mas nossa intenção é ampliar o serviço e a pessoa agendar a retirada em local que ela perceba que exista o móvel, inclusive até mesmo do passeio da casa dela. Com isso, estaremos retirando o lixo que está poluindo o meio ambiente e deixando a cidade mais suja.” – esclareceu o prefeito.

Além do 0800, outros telefones disponibilizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura para solicitação desse e outros serviços são 3822-9718; 3822-9713; 3822-9695.

O material recolhido receberá destinação correta como a incineração em caso dos materiais de madeira. Os demais materiais deverão ficar em local provisório até que se chegue ao fechamento de uma parceria com uma empresa de reciclagem. Enquanto isso, alguns objetos deverão ser encaminhados para o Aterro Sanitário.

Fonte: Ascom Prefeitura de Patos de Minas

1 Comentario

Deixe uma resposta