Projeto cultural “Trem das Ruas” movimentou grande público no bairro Alvorada

0
269

Primeira edição reuniu o movimento hip hop com rap, dança de rua, poesia engajada, Djs e grafites. Próxima parada do “Trem” será em março, na Vila Garcia

A “cultura de rua” volta a ser valorizada em Patos de Minas com a realização do projeto “Trem das Ruas” na tarde de ontem (29). Um grande público compareceu à Praça Manoel Queiroz, no bairro Alvorada e foi prova de que a união de artistas, divulgando as sua arte e mostrando seu talento, pode levar alegria e conhecimento à população. Os moradores do bairro Alvorada e de outros locais da cidade puderam vivenciar ao longo da tarde de domingo diversas experiências artísticas com o “Trem das Ruas”, que teve início às 13 horas e terminou às 23h.

Nesse intervalo de 10 horas, quem esteve presente acompanhou apresentações de grupos de RAP; músicos improvisando canções em duelos ritmados; coreografias de grupos de dança de rua; batalhas de rima; shows de DJs e MCs; quadros artísticos desenvolvidos por grafiteiros, que deram forma ao simbólico ‘Trem das Ruas’; varal de poesias e, inclusive, um espaço para leitura e troca de livros.

Mesmo extensa, a programação não cansou a plateia. Pelo contrário, havia atrações para gostos variados. Famílias daquela região e de bairros adjacentes, com crianças e adolescentes, compareceram e prestigiaram, principalmente, a praça de alimentação erguida no local.

Dentre as atrações, uma que mais atraiu o público foi o “Trem”, erguido na rua lateral da praça. Grafiteiros e artistas visuais trabalharam por semanas construindo os vagões, feitos de placas de madeira e metais que serviram como telas. Eles desenharam diferentes estilos de grafite, utilizando tinta, spray e lápis. O resultado foi uma verdadeira réplica de um trem de ferro, erguido no meio da rua, exibindo um visual bem chamativo, englobando desenhos de múltiplas cores produzidos pelos grafiteiros patenses. Nas paredes do interior dos vagões, poesias redigidas por poetas locais foram o destaque.

Para a realização da 1ª edição do “Trem das Ruas”, houve uma reunião de forças da cultura patense que planejaram e arquitetaram todo o projeto conjuntamente. Liderado pelo rapper Cássio Denner e pelo grafiteiro Bertiher, o evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e de Infraestrutura, que deixaram a praça Manoel Queiroz em plenas condições de uso. Também apoiaram o projeto a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Entre as autoridades presentes, prestigiaram o evento o Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fábio Amaro, que representou o Prefeito Municipal, José Eustáquio Rodrigues; o Vice-Prefeito, Paulo Mota; o Diretor Municipal de Eventos, Dácio Pereira da Fonseca Jr.; e o Vereador Nilvado Tavares.

Nos moldes das Ruas de Lazer, o “Trem das Ruas” acontecerá bimestralmente em diferentes regiões de Patos de Minas. A próxima parada, segundo o que já planejam os organizadores, deverá ocorrer no bairro Vila Garcia, no mês de março.

Fonte: Ascom Prefeitura de Patos de Minas

Deixe uma resposta